sexta-feira, 15 de junho de 2012

XX – A Carta (parte I)


Eu gaguejei três vezes na tentativa de iniciar uma explicação, e enquanto a encarava percebi alguns arranhões em seu rosto.
– O que é isso? Onde você se machucou?
– Eu fiz a pergunta primeiro! – empertigou-se.
– E eu sou seu pai!


A minha resposta era definitiva e sabendo disso, Ariel murchou antes de responder.
– Eu briguei no colégio...
– E porque você brigou? Com quem? Você não é disso, Ariel, o que houve?!
– A Catarina Marinho que começou! A gente tava no recreio, ela veio com o grupinho dela, parou na minha frente e disse “eu bem sabia que aquela sua amiga Léo é uma periguete!”. Daí ela e as amigas começaram a cantar “periguete, periguete, amiga de periguete!”.


– Isso não era motivo para você entrar numa briga...
– Ô pai! Era da Léo que elas tavam falando! E de você! – rebelou-se atirando o jornal no chão. – Te chamaram de cafajeste e a Léo de vagaranha... Quando eu voei em cima dela, a guria esfregou o jornal na minha cara e a unha dela me arranhou. Foi aí que vi as fotos. Mas... eu não entendo direito o que está escrito... não pode ser isso! É verdade, papai?
Como explicar aquela situação para uma criança de oito anos de idade, por mais madura que ela pudesse parecer?


Eu me ajoelhei para ficar da altura de Ariel.
– Meu amor, eu não sei o que diz essa matéria... Não li, porque não acho digna de alguma consideração.
– Então você vai me contar o que está acontecendo? Ou é uma daquelas histórias que crianças não devem saber? – perguntou resignada.
– Pra ser sincero, acredito que você não vá entender muito do que eu possa te explicar, baixinha... Você mesma já me disse que nós, adultos, temos a mania de complicar as coisas simples, não é? Mas se quiser realmente saber, eu posso te dar a minha versão...


Ela levantou a sobrancelha, indicando que desejava ouvir. Então eu lhe contei a história tentando não me ater a pormenores que pudessem comprometer a sua compreensão. Ela escutou com atenção e um tanto surpresa. Contudo, em nenhum momento me questionou, fosse por conduta minha ou da Léo, ou mesmo de Pedro.
– É... Eu tenho razão! Vocês têm mesmo o dom de complicar tudo! – Ariel concluiu e suspirou. – Estão namorando agora, você e a Léo?


– Não, baixinha... A Léo precisa de um tempo pra pensar, entende? Pode ser que ela apareça por aqui, vez ou outra, e nesses momentos ficamos bem próximos... Mesmo assim não é um namoro oficial. Não ainda... Vamos, eu vou te levar pra casa antes que sua mãe fique louca... – terminei de falar e o telefone tocou. Eu tinha certeza absoluta que era Sônia. – Viu...
– Pai! – ela fungou ao me chamar antes que eu atendesse. – Existe outro motivo pr’eu ter vindo direto pra cá... Pode assinar a advertência que tomei? Achei que mamãe ficaria muito zangada, se eu pedisse pra ela...


Pedro não demorou a partir para a Itália, e Léo me contou que não chegou a estar com ele. Mencionou apenas que ele havia deixado uma carta, escrita de próprio punho, mas entregue através de Dora.
– Você já leu?
– Já. – respondeu simplesmente.
Eu não conseguia decifrar o que ela sentia ao me falar, no entanto tinha certeza absoluta que Léo buscava me poupar de suas mágoas, o que me despertou uma curiosidade aflita sobre o conteúdo da tal carta.


– Quer me contar?
– Não. – disse categórica, porém sem me enfrentar. – Pedro fez a escolha dele. Espero que fique bem, e desejo que seja feliz, muito mesmo... Mas esses dias eu estive refletindo sobre tudo o que aconteceu, e cheguei à conclusão que não quero viver com o fantasma dele entre a gente, Yuri. Porque não deu certo viver com o seu entre mim e ele...


Eu admirava sua proposição, mas não acreditava ser possível colocá-la em prática. A lembrança de Pedro nunca iria a abandonar, pois estava em cada detalhe da sua vida. Mesmo assim, eu a puxei num abraço pelas costas, e lhe dei meu apoio.
– Não toco mais nesse assunto, Léo. – prometi-lhe ao pé do ouvido, e beijei-lhe o pescoço em seguida. 
Léo virou-se um pouco mais animada e me beijou. Eu teria que me conformar em nunca saber.


– Bom, se a ideia é mudar de assunto... A recreadora das dezenove horas vai se mudar para outra cidade e terá que nos deixar. Vamos precisar de alguém pra assumir a turma das crianças nesse horário... Como está a sua agenda?
– No Pôr do Sol? – reparei no brilho especial que seus olhos ganharam. – Você está falando sério? 
– Arram...
– Ah, Yuri! – exclamou me abraçando e me enchendo de beijinhos estalados. – Eu mal posso esperar pra começar!


Duas semanas mais tarde, Léo entrava no Pôr do Sol mais uma vez em minha companhia, mas a primeira como voluntária. Fomos recebidos por Joelma, que aguardava ansiosa a nossa chegada. Joelma foi uma das crianças a quem Léo dedicou atenção no dia em que a trouxe para conhecer a instituição, naquele ano em que foi minha aluna. Em caráter emergencial, ela acabou ocupando o lugar de uma recreadora que havia faltado sem aviso prévio.


Não conseguindo conter sua emoção, Joelma pulou no pescoço de Léo.
– Você... não mudou nada! Só está mais bonita!
– Eu?! – Leandra perguntou confusa. Não havia reconhecido a garota, que devia ter estar agora, beirando os dezesseis anos de idade.
Era de se esperar. Além do tempo, que transformara a menina numa bela adolescente, Joelma estava maquiada, bem vestida, e com os cabelos extraordinariamente bem cuidados. Em nada assemelhava-se a imagem das crianças que frenquentam a instituição.


– Essa é a Joelma, Léo... – adiantei-me em esclarecer. – Lembra-se dela?
– É Jô, Yuri! – a garota me corrigiu enfezada. – Jô Azevedo! Meu nome artístico...
– Sempre será Joelma pra mim... – impliquei.
– Oh! Meu Deus! É claro que eu lembro, mas... Você está tão... – Léo tentava controlar o choque que o retrato da moça lhe causou.
– Diferente?! – Joelma completou com humor. – É, eu sei... Eu espichei de uma hora pra outra, e num raro passeio uma vez pelo shopping, um olheiro me abordou... Me deu um cartão que meu irmão mais velho quase rasgou achando ser picaretagem, mas... não era!


– Você está linda! Muito linda mesmo, parabéns! E está feliz com essa escolha?
– Se estou feliz? Caramba! Se eu não estivesse, agora recebendo um elogio seu, não havia como não ficar! Você sempre foi o exemplo de beleza pra mim... Porque a sua beleza não é só a que a gente vê. Ela é um reflexo do que vai dentro de você... Um dia chego lá...
– Você já me deixou pra trás, guria... Acredite! Esse olheiro deu uma sorte incrível de te achar!


Joelma sorriu, agradecida.
– Bem, eu tenho que ir pra minha aula... Por contrato, agência vai bancar a faculdade pra mim, mas apenas se eu conseguir uma boa classificação no vestibular e mantiver minha média acima de oito em todas as matérias. Sou modelo, mas também quero ser arquiteta.
– Faz você muito bem! Boa aula, Jô!
– Obrigada, Léo... Estou contente que a gente vai se ver mais vezes agora... Té mais!


– Nossa! Eu estou perplexa! – exclamou Leandra assim que Joelma nos deixou.
– Sabe que em todos esses anos, ela nunca deixou de perguntar por você...
– Você comentou algumas vezes, mas eu... Eu não podia imaginar que a influenciei desta maneira! Eu apenas... penteei o cabelo da menina...
– Nunca temos a real noção do quanto somos capazes de fazer a diferença na vida do outro, não é?


Léo silenciou pensativa durante alguns instantes.
– Preparada pra conhecer sua turma? – Perguntei, interrompendo suas divagações.
– Eu nunca estou preparada... Sempre sou surpreendida de alguma forma, e acho que é isso que está constantemente me motivando...
Ela era tão formidável ou seriam meus olhos admiradores, ludibriados pelo amor que a cada dia eu sentia tornar-se mais vigoroso?




26 comentários:

  1. Tirando o começo, a atuh até que foi mais tranquila, finalmente. E fofa!
    A Ariel foi até bem compreensiva, espero que a tensão na escola se alivie logo, mas para isso o Yuri e a Léo precisam assumir logo que estão namorando e não só... Ficando, sei lá como falar da situação. oO

    Que lindona que ficou a Jô, own! *--*
    E é bom demais ver a Léo voltando ao Pôr do Sol. Espero que as crianças a ajudem a se manter firme na decisão de não manter "o fantasma do Pedro" entre eles. Se bem que eu já tô achando difícil porque os dois próximos capítulos ainda falam da tal carta, então pelo visto vamos saber o conteúdo dela.
    Eu até queria saber o que tem na carta, na cabeça do Pedro, na da Léo... Mas se fosse pra manter a paz e superar o clima que tá, eu até aceitaria não saber nada. Só quero que eles todos sejam felizes. \õ/

    Beijooooos, amo. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <õ/ Finalmente sem problemas pra comentar! Eu acho... '-'

      Você sabe que detesto rótulos, né? Mas creio que se for pra dar um nome pra isso, seria... Experiência. Parece um pouco frio, mas a verdade é que os dois se conheciam tanto na teoria, mas não na prática... ;]
      A Léo está radiante de poder ser voluntária lá... *-* Lembra que foi a primeira coisa que ela falou quando voltar pra Enseada ainda era uma dúvida?
      A carta (parte 2) é no próximo capítulo, eu ainda não tinha apagado a parte 1 da lista, sorry... Eu também desejo que assim seja, mas será que é simples assim?

      Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu
      Bjks!

      Excluir
  2. A Ariel é uma fofa mesmo, gostei mais dela ainda (se for possível) quando ela se defendeu!!!
    É então Pedro de foi mesmo? Fiquei mais curiosa que o Yuri para saber o que estava escrevi Dona Paula, você vai revelar né? Espero que sim!!!
    A Jô ficou tão lindaa!!!! Então é isso a Leo e o Yuri amizade muitooo colorida mesmo?? haha!!
    Essa atualização foi bem calma (ainda bem, que eu já estava ficando sem unha), eu ainda to me acostumando com os dois, eu gosto de ver eles juntos, mas eu amo ver a Leo com o Pedro, fatoo!!! Mas vamos ver por onde vai essa história!! Paulinhaa (posso te chamar assim??) tudo foi lindo!!!
    Bjooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que se defender, defendeu o pai e a amiga que tanto ama... Eu acho admirável... <3
      Olha, pra vocês saberem, o Yuri precisa saber... Pra ele saber... A Léo precisa mostrar... Será?
      Acho que eles estão numa coisa não muito definida... Yuri não quer pressionar e Léo ainda está se adaptando... Óbvio que os dois se amam, mas um pouco cedo pra ser um namoro, talvez?
      Difícil, não é? Pra mim sempre foi, porque sempre estive na cabeça dos três! Tudo parece certo e tudo parece errado... Ain... Que o tempo nos diga!

      Obrigada, querida!

      Bjks!

      Excluir
  3. Bom dia! :)
    Hoje minha sexta-feira está tão tranquila, diferentemente das outras duas que tive! Nem pude comentar, cada semana era uma coisa... Mas você não sabe a saudade que eu estava de comentar! *-* Eu lia rapidinho, mas na hora de comentar, eu não conseguia me concentrar com as coisas pra fazer. =/ Mas estou aqui agora. :D
    Efeitos Parte II e III foram incríveis! Ver Léo e Yuri juntinhos, fico tão feliz de ver o meu Loiro feliz! Era tudo o que ele queria né mesmo?.
    Como as meninas comentaram na outra atuh, espero que o Pedro se dê muito bem na Europa, por ironia do destino conheça a Nina, e eles vivam felizes! kkkkk Eu continuo achando que eles dariam super certo! *-*
    Tadinha da Ariel! =/ Tomara que ela tenha mandado ver na menina tbm! HAUHSUAHUSA' Não sou a favor da violência, mas como Ariel mesmo disse, foi a Catarina Marinho que começou!. haushuahsua'
    Jôelma ficou linda! *-*
    Ain, Léo trabalhando no Por do Sol *-* Vai servir pra ela e Yuri ficarem cada vez mais juntinhos, e quem sabe se distrair e não pensar muito no ''fantasma do Pedro''.
    As coisas estão indo tão bem que, eu estou até com medo de saber o que tem nessa carta. E como ainda tem mais dois capítulos sobre ela, já tô vendo que não é pouca coisa o.o

    Bom Paulinha, é isso Amei essa atuh do mesmo jeito que amei as outras! Meu comentário não foi dos melhores, acho que essas duas semanas que fiquei sem comentar me fizeram perder o costume... rs'

    Beijinhos ;* & ótimo final de semana pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua sumida! Hehehehee! Que bom que conseguiu comentar! *-*
      Era tudo que ele queria, sem dúvida. Arrisco a dizer que ele não deseje mais nada com tanta convicção, e se dependesse somente dele, seria assim para sempre...
      Pedro e Nina? Será? Hehehehe!
      Eu também espero que as unhas de Ariel tenham servido pra uma lanhada na cara da Catarina! #fatao
      O Pôr do Sol faz um bem incrível pra Léo... Ela descobriu que era capaz de coisas inimagináveis até entrar naquela sala... E ainda se pega descobrindo, como ela mesma mencionou...
      É só mais um capítulo sobre a carta, apenas tinha esquecido de tirar o de hoje da lista... =$

      Eu não julgo os comentários... Eu fico feliz quando eles chegam, independentemente do conteúdo! E minha resposta é sempre no sentido de explicar o que não foi compreendido, na medida do possível... ;]

      Pra você também flor! Bjks!

      Excluir
  4. Oii Paulaaa, td bem??

    Eu sinto que estou entrando em contradição comigo mesma a cada atualização.. Eu amo demais a Léo e o Pedro, e queria que eles casassem, tivessem filhos e fossem felizes pra sempre.. Mais eu não posso negar que ela e o Yuri tbm são lindos juntos! Que do mesmo jeito que ela foi feliz com o Pedro, ela vai ser feliz com o Yuri, as vezes ate mais.. pq todo mundo aqui sabe que o coração dele sempre sempre sempre foi da Léo, que ele é fiel a esse sentimento a mais de anos e que ele nunca vai fazer nada pra decepcionar ela.. Mais mesmo assim eu não consigo colocar na minha cabeça o fim dela e do Pedro..!! :'(
    Em Limiar quando a Léo percebeu que Pedro amava ela e os dois se amaram pela primeira vez, foi tão emocionante que eu quasee chorei.. de verdade. Se eu pudesse eu queria abraçaaa os dois e apertaaa bastante..
    Eeeee agora eu vejo essa emoção acabar!!! É muito tristee não saber o que se passa com os doiss.. saber somente o que a Léo fala pro Yuri (ou seja: NADAAAA)

    Paulaaaaa, por favor acaba com essa agoniaa que eu to sentinu.. revela o que meu Pedro lindoo escreveu na cartaa.. Sei lá, faça com que a Léo deixe ela cair da bolsa sem querer e vai emboraa sem perceber.. ai o Yuri lê e nos todos vamos ficar Felizes - ou não.. =/
    Enfim.. a Ariel lindaaa como sempre e eu quase morri se rir quando ela falou que chamaram a Léo de 'vagaranha'..kkkkkkkkk que engraçadaaaa!! nunca vi essa palavra.

    Beijos*
    Bom fim de semana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Entendo sua agonia, mas talvez por isso você possa compreender um pouco dos sentimentos da Léo... Se você está assim, imagine ela! A Léo ainda sente todo o peso de ter que decidir por um ou por outro... Não admira que por um lado, seja um alívio o Pedro ter decidido por ela... =/
      Se consola, o amor de Léo pelo Pedro e Pedro por Léo não se exterminou pura e simplesmente pelos acontecimentos... Amor verdadeiro não morre assim, e esse talvez seja o maior desafio de Léo e de Yuri...
      Eu acho que todo mundo quer saber sobre essa carta... '-' Mas como o Yuri pode saber?
      hahahahaha, vagaranha = vagabunda + pi***** XD

      Pra vc também! Bjks!

      Excluir
  5. Depois da turbulência, acho que veremos um pouco mais de tranqüilidade por aqui. Eu achei ótima a viagem do Pedro. Vai ser bom pra todos. Principalmente agora que a Léo decidiu não viver com a sombra dele, o que é muito válido. Queria muito saber o conteúdo da carta, saber como ele realmente está, e não apenas como ele quer que pensem que ele está. Mas como tudo é narrado pelo Yuri, creio q não será possível. Então só me resta desejar que todos se encontrem e sejam felizes, da maneira que der.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu!!! A que te devo a honra? lixa*

      Hahsuahsuhaushaushauh, okays, vou brigar com você não! A gente já briga muito por Skype, Facebook e até SMS! Haushauhsauhsauhsauhs!
      Até porque um comentário tão amistoso destes dá vontade de perguntar se você está sob efeitos de algum remédio... =P
      Brincadeiras a parte, vc sabe que desejamos o mesmo não é?

      Bjks! E sim, tô com saudade de você, mas duvido que você volte pra ler minha resposta! u_u

      Bjks, boa prova!

      Excluir
    2. Voltei pra ler sim, sua cara de concha!! ��

      Excluir
    3. Só porque eu falei... Agora não vou falar e você não vai voltar! Huashauhsauhsauhs!

      Bjks!

      Excluir
  6. Ai, Paula, que fofinhos! Sabe que eu até já tô começando a gostar desse casal? Também, é impossível não gostar do Yuri e a Léo tb é .... legalzinha... rs
    Mas para o meu coração ficar feliz, o Pedro tem que dar uma virada na vida sentimental dele. Não quero ver aquele lindinho sofrendo de jeito nenhum. E mulher prá ele vai ter de ser padrão Nina prá cima kkkkkk . Tô morrendo de curiosidade prá saber o conteúdo dessa carta...
    Bjs, Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahsuahs, Alice, tudo que eu desejo é não confundir mais a cabeça de vocês, eu juro! Mas a Léo é "Complicada e Perfeitinha", como a música dos Raimundos... Como ainda falta muita coisa pra rolar...
      Na minha opinião o Pedro nunca foi infeliz sendo o galinha que era no início de LimiaR... Você tinha essa impressão? O amor dele sempre foi a Léo, ninguém duvida disso, mas...
      Certeza que o momento dele agora é bem triste, claro que ele está magoado. Eu só acho que ele é um puta cara corajoso, e capaz de superar... Eu o acho incrivelmente mais forte que o Yuri em praticamente todos os sentidos. A ponto de acreditar que a felicidade dele não está condicionada a outra pessoa, seja ela quem for. Só depende dele mesmo... ;}
      Bjks!

      Excluir
  7. Quero muito ler essa carta (*curiosidademodeon)rsrs
    AAh, Ariel é bem compreensivel, acho q é pq ela vive cercada de adultos, deve ter influenciado um pouco né... sei lá xD

    Ah, tdo bem tranquilo, calminho, mas por quanto tempo? Pelo menos tamo aliviando das atuhs passadas =)

    Sem adjetivos, ainda continuo procurando =D
    Bjos Pah, bom findi ! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beck! *-*
      Sem dúvida uma criança cercada de adultos acaba parecendo mais madura... Ainda assim não perde a inocência... XD
      Não sei te responder quanto tempo... '-'

      Bjks, flor! Procê tb!

      Excluir
  8. Depois da turbulência, ainda vem mais turbulência ¬¬' Não sei porque, mas eu tenho a nítida impressão disso!
    Boooom, eu nunca achei que a Ariel fosse fazer uma tempestade, mas ela realmente foi muito compreensiva... Ela é uma fofa né!? É uma adulta mirim, que ainda tem inocência *-*
    Quem ficou com raiva dessa Catarina fui eu! Na minha época as crianças não conseguiam ser cruéis assim não hein... E como a Monique disse ai pra cima, tomara que Ariel tenha mandado ver também. Contra a violência sempre, mas já que a Ariel voltou arranhada, que tenha deixado uma marca também!!! E fiquei até preocupada com a reação da Sônia sobre isso, tadinha da menina :|
    Fiquei muitíssimo feliz em ver a Léo no Pôr do Sol de novo, esse lugar tem tuuudo a ver com ela *-* E pelo amor de Deus, era a Joelma mesmo!? Ela ficou linda demais... A Léo realmente fez uma mudança enorme na vida dela! *-*
    Agora, e essa carta hein!? É pra matar todo mundo do coração mesmo. Eu então, acho que tô tendo uma parada cardíaca... Eu preciso, mesmo, necessariamente, ver o conteúdo dessa carta. Tomara que o Yuri dê um jeito de saber, nem que seja lendo a mente da Léo, pra acabar com essa minha agonia!! E só quero ver se esse negocio de "não viver com o fantasma do Pedro" vai dar certo... Porque, vamos combinar né, sair mesmo da vida da Léo o Pedro não vai... Até porque eles ainda tem a mesma família, então... Ainda tem muuuita coisa pra acontecer aí, num é Paulinha!? Que Deus tenha me dado um coração de ferro pra aguentar tudo isso kkkkkkk'

    Ameeeei Paulinha, ta tudo muito lindo... Apesar da curiosidade, o resto até que foi tranquilinho! Espero conseguir manter o que resta das minhas unhas até os próximos capítulos, pelo menos até esse assunto da carta acabar!
    Beeeijos e bom findi ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque, nem posso te censurar por pensar assim... Pra dizer a verdade também temo pelo que está por vir... Talvez não tenhamos chegado nem na metade da história... =/
      Nossa, como não eram no seu tempo? No meu eram terrivelmente ruins! O.o

      Eu desconfio que Yuri gurade segredo sobre isso XD
      Acredite, não mudei nadinha na genética da Joelma, e quando eu a fiz, para LimiaR, peguei uma Sim randômica do CAS '-'

      Huashuahsuahs, se o Yuri tivesse o poder de ler a mente da Léo...
      Quanto a viver sem a os fantasmas... Eu penso como o Yuri, pelo menos nesse caso... parece bem impossível...

      Eu já roí minhas unhas, não tenho moral pra falar nada! =/

      Obrigada, queridona! Bjks!

      Excluir
  9. A Jô esta mesmo linda e a Ariel continua uma graça *-* Tomara que a turma da Léo aceite e trate ela bem.
    Pedro... T-T Está precisando de um ombro amigo e sem intenções alguma? XD



    Bjoos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huashuahsuahs, quer ser o ombro amigo do Pedro? Pegue uma avião pra Italia... E entre na fila! XPPPP

      Bjks!

      Excluir
    2. Melhor eu ir ver se o Doda se regenerou, ele tbm precisa de ombro amigo e não tem fila \o/ E alguém q entre pra ver kkkkkkkkk Já estou pensando no fim q a Fefedida ou Fefeia vai ter...
      Podem ficar com o Pedro u.u'

      Excluir
    3. Quer mesmo saber o que houve com Doda e Fefê?
      Huahsuahsuahsuahsauhsauhsauhsuahsuashuahsuhs
      Bjks!

      Excluir
    4. Eu quero! Contanto que ela esteja bem longe do meu Zeca lindo tudo bem!
      Ah, e finalmente não tive problemas pra comentar, realmente! \õ/
      Beijo.

      Excluir
    5. Fefê tá bem longe do Zeca... Ele está quase casando com a Geórgia! Hauhsauhsauhsuahsauh! XP

      Bjks!

      Excluir
    6. Quero, só não se esqueça que mais cedo ou mais tarde vamos nos encontrar e juro que você apanha então seja boazinha com sua amiga aqui ¬¬'

      Excluir
    7. Os pais da Fefê abrigaram Doda, como você sabe... Ele nunca mais voltou em casa. Fez tratamento psiquiátrico por 3 anos, até teve sessões de regressão, mas já teve alta e hoje faz só um acompanhamento psicológico. Fefê o enche de leituras desde histórias fantásticas a teses sobre o comportamento humano. São muito amigos, mas ainda não estão namorando.

      Bjks.

      Excluir

Diga lá...